
Filosofia
A criação de paisagens, esteticamente equilibradas tendo em conta o seu metabolismo natural é a filosofia dos trabalhos realizados pela Projeto de Raiz, não esquecendo nunca o equilíbrio dos elementos paisagísticos principais (o relevo, a vegetação, a água, o solo, o clima, as vistas, as estruturas construídas) antecipando e acomodando a multiplicidade de experiências e memórias dos utilizadores.
Jardins Verticias
As coberturas ajardinadas são sistemas que desde sempre existiram e que foram evolunindo ao longo dos tempos. Nos últimos anos foram-se tornando uma prática corrente com algum impacto, indo de encontro com preocupações actuais tal como o desenvolvimento urbano sustentável. Os benefícios actualmente reconhecidos são maioritariamente associados ao aspecto estético que estas estruturas conferem a um determinado lugar. Contudo, existem outras vantagens igualmente importantes, que estão na base do sucesso da sua implantação:
Vantagens
- - Retenção de água;
- - Equilíbrio térmico (em parte graças ao processo de transpiração das espécies vegetais instaladas);
- - Enriquecimento florístico do local;
- - Isolamento acústico;
- - Podem surgir associados a outras utilizações, como por exemplo a espaços de recreio e lazer (equipamento infantil), espaços de estadia, espaços de consumo (pequenos cafés) e espaços desportivos;
- - Vantagens ambientais/ecológicas e económicas.


Terraços
Uma opção em franco crescimento é a utilização de terraços/coberturas para a instalação de espaços ajardinados. Trata-se de uma solução cada vez mais utilizada na arquitectura dos espaços com as vantagens evidentes na preservação ambiental e estética.
As coberturas ajardinadas contribuem para o equilíbrio ecológico urbano, amenizando as temperaturas dos edifícios, diminuindo os consumos energéticos, controlando as amplitudes térmicas e melhorando qualidade do ar.